O projeto recria, originalmente denominado CRIA-Algarve é um projeto de inovação social que engloba a criação de 5 “CRIA” – Centros Reabilitativos Inovadores do Algarve: Terapia Inclusiva; Novas Tecnologias de Intervenção; Jardim Sensorial; Parque Pedagógico; e Centro de Desenvolvimento Pessoal. No fundo estes centros atuam como caixas de ferramentas, que são postas à disposição das comunidades para ativar a reabilitação de pessoas com deficiência. Sendo a principal inovação a criação de um documento de suporte à intervenção terapêutica com base na avaliação do beneficiário.

 

 

Centros Reabilitativos Inovadores do Algarve

 

Existem centenas de quintas pedagógicas, com animais, atividades fantásticas. Contudo, em portugal não existe nenhum “Parque de Merendas” pedagógico. Um lugar, inserido numa comunidade, onde o Beneficiário possa ir desenvolver competências sociais, conhecer novas pessoas, novos ambientes. E o melhor de tudo, que possa voltar lá ao fim de semana com os pais para um picnic na aldeia. Nos concelhos onde intervimos, o isolamento social de pessoas é uma realidade e como tal, esta experiência permite-nos ter aqui a solução para uma fase de Reintegração e Inclusão na comunidade através do desenvolvimento de competências Sociais.

 

O primeiro a Sul do Tejo. Trata-se de uma sala de terapia sensorial ao Ar livre. As terapias são dadas de forma individual ou em grupos de 2, e pretendem estimular os 5 sentidos, através de esculturas, canteiros de flores comestíveis, jardins verticais, cascatas e instrumentos musicais gigantes. Esta é a primeira resposta terapêutica ao Ar livre do Algarve. A estimulação sensorial é mais completa, e natural, todos os 5 sentidos conseguem ser estimulados a 100% face aos 78% do método snøzelen.

 

No Algarve não existe nenhum centro terapêutico que explore o potencial das novas tecnologias de Realidade Aumentada e de Realidade Virtual. A criação deste serviço permite explorar novos horizontes, principalmente para os Beneficiários mais limitados e com a mente mais ativa. Por vezes, a nossa mente anda mais depressa que a realidade. Temos de ir para a Virtual. O objetivo é estimular o desenvolvimento social das crianças.

 

E quando a terapia deixa de ser eficaz para o Utente “Indivíduo” e o seu desenvolvimento e reabilitação passam pela intervenção em grupo? Pois bem, é isto o Centro de Desenvolvimento Pessoal. Um centro de reabilitação ativa, em que os beneficiários são integrados em grupos de 3 primeiro, passando para um grupo de 5 depois e para um de 7 mais tarde, vão “saltando” de grupo conforme a evolução da sua autonomia pessoal. Uma vez que ouvir e falar ajuda cada um dos elementos do grupo a colocar as suas competências individuais e sociais em perspetiva.

 

Estas Terapias não são, nem terapia da Fala, nem Terapia Ocupacional, nem Psicologia, nem Fisioterapia. A Terapia Inclusiva é uma terapia inovadora que agrega numa só estas 4 Terapias. Reduzindo os custos por sessão, aumentando o número de sessões, e potenciando o desenvolvimento pessoal e terapêutico do Utente. O Corpo (Fisioterapia) A Comunicação (Terapia da Fala) A Mente (Psicologia) e Os Sentidos (Terapia Ocupacional) a junção destas intervenções num único plano, permite um nível de desenvolvimento muito acima do potencial individual de cada uma.

 

O Plano de Desenvolvimento Individual

 

A criação do Plano de Desenvolvimento Individual é a base de todo o projeto recria. É uma ação 100% Gratuita que pode complementar ou não a intervenção já executada na apexa. Esta criação dará também acesso a todas as ferramentas que o projeto recria põem à disposição gratuita de todos os beneficiários. O Plano de Desenvolvimento Individual é uma ferramenta opensource à disposição de toda a comunidade.

 

 

 

 

Este é um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Social Europeu no âmbito do Portugal 2020  e do CRESC Algarve 2020. É promovido pela Estrutura Missão – Portugal Inovação Social, através do programa Parcerias para o Impacto. E tem o investimento social da Câmara Municipal de Albufeira. Pode consultar aqui a Ficha de Identificação do Projeto. Para mais informações envie-nos um email para recria@apexa.org